quinta-feira, 19 de maio de 2011

Apocalipse Now


CONTEÚDO DIDÁTICO: HISTÓRIA - GUERRA DO VIETNÃ

Dados do Arquivo:
País de Origem:  EUA
Gênero:  Guerra
Tempo de Duração: 148 minutos
Ano de Lançamento:  1979

Tamanho: 631 Mb
Formato: AVI
Qualidade: DVD Rip
Áudio: Italiano
Legenda: Português
Direção:  Francis Ford Coppola
Elenco: Marlon Brando, Robert Duvall, Martin Sheen, Frederic Forrest.


Sinopse: 

    A história relata a jornada do capitão Willard (Sheen), um oficial da inteligência do exército americano, enviado numa perigosa missão até o Camboja para destruir "totalmente" um coronel americano desertor chamado Kurtz (Brando), que está fora de controle e louco. Kurtz, figura musculosa e enigmática, semelhante a Buda, controla uma tribo de montanheses numa selva remota repleta de crânios e corpos em decomposição.
     Durante a jornada pelo rio Willard conhece o coronel Kilgore (Duvall), que lidera seu esquadrão de helicópteros ao som de Wagner e comanda um campeonato de surfe mesmo com os inimigos atirando sem parar.
   Willard segue seu destino num barco-patrulha da Marinha com quatro tripulantes que servem como o microcosmo da força de guerra americana: o chefe do barco (Albert Hall), afro-americano, um ex-taxista que tenta manter-se vivo e jovem usando drogas; Chef (Frederic Forrest), um cozinheiro de New Orleans que entrou para a marinha porque achava que a comida era melhor que no exército; Clean, um adolescente negro do Bronx (interpretado por Laurence Fishburne, de 14 anos); e Lance, um surfista da Califórnia convocado para guerra (Sam Bottoms). Conforme o barco segue em direção ao Camboja, tudo parece estar sob o domínio da ilusão, da loucura. . . . e das sombras obscuras do coração humano.
       Coppola procurou "criar uma experiência que fizesse o público sentir o que era o Vietnã: a urgência, a loucura, a diversão, o horror, a sensibilidade e o dilema moral da guerra americana mais surreal e obscura." Capitão, entenda que esta missão não existe, nem existirá nunca.

Prêmios: Oscar de Melhor Fotografia e Som. Indicações para Melhor Filme, Diretor e Ator Codjuvante (Robert Duvall). Golden Globe Award para Melhor Filme, Ator Coadjuvanté (Robert Duvall) e Trilha Sonora. Palma de Ouro no Festival de Cannes.


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A História e seu Contexto

     Dirigido, produzido e escrito por Francis Ford Coppola, o filme narra a história do Capitão Willard em uma missão secreta para eliminar o rebelado Coronel Kurtz. A história se passa no Vietnam e no Camboja, mais ou menos entre 1969 e 1970, quando o exército norte americano no Vietnam já apresentava séria degeneração.
    A campanha norte americana no Vietnam fez parte de uma política expansionista dos EUA, numa fase iniciada logo após a II Guerra Mundial, quando o mundo se viu dividido entre dois grandes blocos: os capitalistas, liderados pelos EUA, que surgiu como a grande superpotência mundial depois do conflito mundial, muito em função de operar uma indústria bélica no referido evento, sem, no entanto, ter seu território como parte do palco de batalha; e do outro lado o bloco socialista liderado pela URSS. Era a chamada Guerra-Fria.
    Após a retirada japonesa da região do Vietnam, a França reforçou sua presença, na esperança de manter parte do seu poder através da velha política colonialista, que já apresentava um declínio após a II Guerra. Porém sobe ao poder o governo Ho Chi Minh que tenta negociar uma retirada pacífica com a França. Esta se recusa e leva a disputa a uma série de conflitos, que culminam com uma derrota humilhante para França em Dien Pien Phu em 1954. Neste momento, seguindo uma política de hegemonia e tentando evitar uma escalada comunista, já que o governo Ho Chi Minh era aliando dos chineses e conseqüentemente dos soviéticos, os norte-americanos aumentam sua influência local e apóiam a subida ao poder do governo Diem, herdeiro no Vietnam do Sul, dos franceses, já que o norte estava dominado por Ho Chi Minh e no Sul as forças guerrilheiras, conhecidas como viet congs, misturadas em meio à população rural escaramuçavam o tempo todo as tropas sul-vietnamitas. Porém, diante de grandes desavenças do governo Diem com vários grupos: camponeses, trabalhadores urbanos, budistas; bem como com a grande corrupção e o desrespeito às liberdades, contra-senso ao discurso norte-americano ocidentalizante e libertário e em 1965, “Face à instabilidade da política interna, e das crescentes deserções do Exército de Saigon, Johnson [presidente dos EUA de então] resolve desencadear a escalada para evitar a derrota...” o que leva ao Vietnam 600 mil soldados até 1968, número que no início da escalada era de 25 mil.
    A guerra prossegue com alguma anuência da opinião pública norte-americana, até 1968, quando já minadas as forças terrestres, por não conseguirem uma acachapante e breve vitória como havia sido prometida pelos generais, acontece a ofensiva do Tet, o ano novo lunar, quando todas as cidades do Vietnam do Sul e as bases norte-americanas mais estratégicas são atacadas simultaneamente. Embora este ataque não tenha representado uma vitória militar definitiva, mesmo porque houve sérias baixas, representou antes de tudo o alto poder de organização e destruição do povo vietnamita, bem como a incapacidade de dominar e manter o terreno por parte dos EUA.
     A opinião pública se volta contra a guerra, o ano de 1968 é marcado por uma série de eventos que trazem um forte questionamento a cerca da validade desta guerra, bem como uma visão mais consistente das esquerdas, inclusive da esquerda norte-americana. No palco de batalha os soldados começam a sentir fortemente os efeitos da mudança de postura da opinião pública, bem como o desgaste de lutar uma batalha interminável, o inimigo está em todos os lugares e ao mesmo tempo em lugar nenhum, “... os freqüentes massacres da população civil vietnamita por tropas americanas... além do grande impacto no Vietnã, afetam o moral de muitas tropas americanas, bem como da opinião pública...”. Estes e outros problemas e entraves, como a luta anti-belicista, contra o serviço militar obrigatório, o grande contingente de negros e brancos pobres recrutados a força, o que espaçava os períodos de baixa do serviço militar, segundo o Cel. Kurtz, personagem do filme “Nossos praças e oficiais passam em média um ano no Vietnam, não são peritos nesta guerra e sim turistas... Com tal que cerveja gelada, sexo, rock’n roll e comida são o normal e o esperado por eles... Precisamos de menos homens, mas mais dedicados...” Esta falta de perspectiva e erros estratégicos lança os combatentes ao vício do álcool e de drogas para tentar sublimar o sofrimento.
     Este é o contexto da história do filme, que apresenta o Capitão Willard como um combatente que estava em Saigon perdido e alcoolizado devido a uma aparente neurose de guerra. Ele é convocado para uma missão secreta; localizar e eliminar o Cel. Kurtz. Ele é posto a bordo de uma lancha, com o codinome de Street Gang, bem conveniente para a tripulação da mesma, dois negros pobres, um branco pobre sulista e um famoso surfista que não sabe o que está fazendo naquele lugar.
      A primeira parada deles é no meio do teatro de operações de uma brigada de cavalaria aerotransportada, comandada pelo Ten. Cel. Kilgore, um sádico que dizima inimigos e civis ao som da Cavalgada das Valkírias de Richard Wagner, identificado muitas vezes com a doutrina nazista na segunda guerra mundial. Tal alusão é significativa, pois apresenta um comandante que opera “legalmente” suas tropas, apresentando, porém um comportamento patológico próximo ao descrito do Cel. Kurtz. Qual a fronteira entre os dois, apenas a adesão a uma política norte-america, o que fica claro em seu gesto caricato de surfar em pleno bombardeio e de oferecer ajuda como amigo da população local.
      Logo na seqüencia a Street Gang sobe o rio Nung, numa viagem psicodélica com lances surreais, como o encontro deles com o helicóptero danificado das playmates que faziam uma turnê de “divertimento” para os combatentes.
    Durante a subida, um dos tripulantes do barco é morto, Bubba ou Clean, o negro que veio de um buraco do Bronx e a chegada em terras de colonos franceses que ainda mantêm a força suas posses. Este evento é carregado de simbolismos intencionais ou não, como por exemplo o enterro de Clean, quando o Chef o outro negro entrega uma bandeira dilacera dos EUA para o Cap. e diz “Capitão, aceite a bandeira de Tyrone Miller em nome de uma nação agradecida...”, lembrando as mortes em vão, principalmente de negros e brancos pobres, através de uma nação com a imagem suja e dilacerada. Outro evento notável neste ponto é o discurso dos franceses que repelem onda após onda de ataques, tanto dos orientais como de norte-americanos, uma alusão ao conluio dos EUA para expulsá-los de lá e garantir o bloqueio da influência das URSS através de uma política intervencionista, opinião esta ratificada pela fala do líder da comunidade francesa: “... é verdade, os vietcongs foram inventados pelos americanos... nós lutamos por algo, enquanto vocês americanos lutam pelo maior nada da história...”. Estes eventos, mais a leitura do dossiê sobre o Cel. Krtuz, começa a transforma o Cap. Willard em uma pessoa atormentada quanto a sua opinião sobre o Cel.
       Subindo mais o rio, já no Camboja, a lancha encontra o acampamento do Cel. Kurtz, que é uma espécie de guru que diz o que deve ser feito a suas tropas e um grupo de nativos. Ele expressa uma suposta pureza da guerra, feita de forma justa, muito embora o critério de justiça fosse o dele. Defende uma guerra autônoma, sem interesses e mentiras dos políticos e generais. Ele faz alusão a um quebra-cabeças que o Cap. Willard veio juntando ao longo do caminho para encontrar o Cel. que é o jogo político de Washington e do Pentágono. Willard é capturado e passa por uma lavagem cerebral. Por fim, graças às situações vividas e das informações recebidas pelo Cel., entende que tem que matar este, que estava doente e levar a frente sua missão.
     O filme procura fazer-nos questionar o ponto de vista americano sobre o Vietnam, mas ao mesmo tempo não desmitifica a questão da derrota norte-americana, pois as feridas ainda estavam muito dolorosas.






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