terça-feira, 12 de outubro de 2010

A SOMA



Inspirado na obra de Aldous Huxley: "Brave New World".


"Poderia existir uma melhor época para estar vivo? E todo o mundo dissesse obrigado... pela Soma" (Brave New World)




          O que é a realidade? O que é o certo ou o moralmente correto? O que é a verdade? Existe alguma verdade ou ela é construída socialmente? Qual a essência humana? Existe um ideal de vida? Perguntas e mais perguntas... Quando as levo ao extremo sinto uma sensação de desconforto no estômago e uma  vontade urgente de vomitar, chamam isso de náusea. Então levanto-me da cama e repouso meu olhar no espelho e ali fico, estático procurando um sentido, uma resposta. Nessa viagem psicodélica percorro infinitos caminhos que vão dos desejos sórdidos aos mais obscuros sentimentos. De repente recobro o sentido e percebo que aquele rosto mórbido, descorado e sem vida é o meu. Sem mais tempo para devaneios me apronto para a vida.
        La fora todos são iguais, políticos, mendigos, meretrizes, padres, professores, doutores e ladrões. Todos à procura da felicidade e eu me somo a estes seres que nos calçadões, translados e chão de fábricas rezam a mesma oração: "Trabalhar para comprar, o trabalho é divertido, trabalhar para comprar. O que mais deseja comprar? Novas coisas. Odeio as coisas velhas, quero coisas novas. Comprar é melhor do que consertar, se quebrar, não conserte. Trabalhe bastante, pois fará de você uma pessoa melhor. Sustente as rodas sociais e quando seu trabalho estiver feito terá uma boa vida, terá dinheiro e todo mundo será agradecido. O trabalho é divertido, trabalhar para comprar..."
              Tudo parece muito certinho, uma sociedade perfeitamente equilibrada,   cada pessoa é importante desde que, execute bem suas obrigações. Os homens "bons" dizem o que deve ser feito e então é só agir. O que você quer ser? Os     modelos já estão prontos procure se enquadrar, assim, não é preciso pensar, pois pensar  é entediante e exige tempo. Gaste seu tempo com coisas úteis, trabalhando e comprando, deixe a marcha prosseguir sem um "porquê".
             Sufocado por essa massificação, procuro um refúgio, um lugar que possa me acalentar, mas percebo que é em vão. Para onde olho vejo a SOMA: nos ideais políticos, religiosos e sociais. Ouso um grito de independência porém, não consigo angariar aliados pois estão confortavelmente entorpecidos e jamais serão despertos desse sono dogmático. Sem esperanças,  entrego os pontos por não reconhecer nem em mim mesmo uma alternativa viável. Sob tais condições, atiro-me no abismo da solidão e em minha própria SOMA. Lamento, mas devo confessar que este seja o fim.
              

Um comentário:

  1. ... e sempre somar, sem pensar, pra quê pensar? Pensar é chato... trabalhar para comprar, comprar e trabalhar... E assim vai seguindo a vida, a rotina que não muda, que segue um padrão constante, sem exigir de mim um pouco de empenho para pensar, para tornar minha vida mais interessante, mais racional... Nunca mudar, fazer da vida uma vida igual a sua, igual a dele... Eu não preciso mudar para ser feliz, eu só preciso seguir o que a sociedade acha que eu devo seguir. Esconder minhas verdades, e mostrar aos que me rodeiam que eu não sou diferente, que eu, assim como eles, só preciso trabalhar para comprar...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...