domingo, 3 de julho de 2011

A VIDA DE DAVID GALE

CONTEÚDO DIDÁTICO: FILOSOFIA, POLÍTICA E SOCIOLOGIA
TEMÁTICA: PENA DE MORTE

Dados do Arquivo:
País de Origem:  Alemanha, EUA
Gênero Policial/Drama
Tempo de Duração: 130 minutos
Ano de Lançamento:  2003
Formato: Avi
Qualidade: DVD.Rip
Áudio: Português
Legenda: S/L
Direção: Alan Parker
Elenco:  Kevin Spacey, Kate Winslet, Laura Linney, Gabriel Mann.


ASSISTA AO TRAILER

SINOPSE:
O filme A vida de David Gale se apresenta por meio de um intelectual professor de Filosofia que é acusado de estrupar sua ex-aluna; logo em seguida sua amiga é morta e David é acusao de sua morte, tendo assim como sentença a pena morte, no entanto, quatro dias antes de sua execução, o professor de Filosofia solicita as autoridades do presídio de segurança máxima a presença de uma jornalista, pois seu objetivo é lhe apresentar a verdade dos fatos, pois, David Gale tem por objetivo mostrar a sua inocência, não apenas para a sociedade, mas sobretudo, para o seu filho que lhe haviam tirado em decorrência dessa acuação. David Gale narra a sua vida antes da acusação do estrupo, pois, ao narrar uma aula que apresentava aos seus alunos, ele abordava a Filosofa de Lacan que tinha como principio a busca pelo objeto desejado. Nessa aula ele argumentava que o ser humano tinha como fonte de sua vida um objeto a ser alcançado, ou seja, a vida do ser humano só tem sentido por meio desse desejo que está colocada no ser humano como estimulo para alcançar o objeto desejado. Ao traçar um paralelo com o atual pensamento lacaniano com a vida de David Gale podemos perceber que o objeto que o intelectual busca pro meio do desejo de apresentar as verdades dos fatos para a famosa jornalista, é a de provar a inocência perante a sociedade.

Ao analisar os fatos colocados por David Gale, podemos perceber que a um constante trabalho da jornalista para inocentar o professor de Filosofia, no entanto, o tempo se colocava de forma escassa, pois, se tinha apenas quatro dias para a execução. Diante dessa dificuldade, a jornalista mesmo tendo as provas de que o estrupo tinha sido forjado por determinadas pessoas que queriam vê a decadência de David Gale, pois, o intelectual incomodava pela forma crítica de pensar. Diante da frustração de não conseguir impedir a morte de Gale, a jornalista se sente culpado, no entanto, David tinha seu objetivo bem traçado e planejado. Essa determinação de provar a sua inocência podemos perceber após a sua morte que mesmo, senso morto ele consegue antes de ser executado fazer um pedido que consistia em entregar um vídeo que tinha os conteúdos que provava a armação do estrupo.

Podemos perceber o nítido pensamento de Lacan aplicado na vida do professor de Filosofia, que apesar das perseguições políticas que tinha por parte do governo e de outras pessoas que queriam vê sua vida destruída, não deixou se intimida, buscando assim o desejo de sua inocência até depois da morte. E comprovar que existem erros no sistema


CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O FILME!


CONTEÚDO RELACIONADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...